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OS DESAFIOS DO HOME OFFICE

Atualizado: Ago 6

Home Office quer dizer escritório em casa e apesar de não ser nada novo, o termo se espalhou rapidamente nesses tempos de pandemia, e acabou pegando muitos de surpresa.


O que antes era algo incomum para muitas pessoas, passou a ser uma necessidade real que garantiu a continuação de trabalhos antes feitos em ambientes empresariais.


Também chamado de teletrabalho, o home office surgiu nos Estados Unidos e se popularizou na década de 90, quando tecnologias como a internet, computadores e celulares começaram a se popularizar, possibilitando que as pessoas pudessem se conectar à distância e trabalhar remotamente, de casa ou mesmo de cafés e outros locais.


No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas trabalham em casa e devido à crise causada pelo COVID-19, esse número cresceu significativamente devido à necessidade, não à vontade das empresas.



O trabalho pode funcionar de duas formas:

  • 100% Remoto: Sem necessidade de comparecer na sede ou escritório da empresa mesmo que eventualmente.

  • Home Office Híbrido: Parte do trabalho é feito home office e outra parte é remota/ ou no escritório.

Vantagens

  • Economia de despesas como transporte e alimentação (Empresa e funcionário);

  • Autonomia para organizar seus horários;

  • Liberdade criativa para trabalhar como quiser com foco nos resultados;

  • Aumento da produtividade e qualidade de vida (Empresa e funcionário);

  • Convivência familiar.

Desvantagens

  • Perda de foco com algumas distrações que diminuem a concentração e a produtividade. Ex: Animais de estimação, visitas, redes sociais, telefonemas sem relação com o trabalho, Netflix, entre outros.

  • Falta de interação com uma equipe de trabalho;

  • Aumento na carga de trabalho e desequilíbrio na rotina.


Como trabalhar home office?

Pontuamos algumas dicas importantes que podem ajudar você a começar seu trabalho home office ou organizar esse modelo de forma que aumente sua produtividade.

1. Ambiente de trabalho

Ter um ambiente de trabalho adequado é muito importante e pra que tudo flua com tranquilidade, veja alguns requisitos básicos:

  • Ventilado e se possível perto de alguma janela para receber a luz natural e evitar o uso de luz artificial;

  • Um local silencioso ou sem ruídos exagerados que tirem a concentração;

  • Se possível, separe um cômodo da casa para transformar no seu escritório e ter mais privacidade, mas caso não seja possível, escolha um cantinho agradável para transformar na sua estação de trabalho.

  • Caso não tenha ainda a possibilidade de ter um espaço separado, você pode utilizar a mesa da sala de janta ou uma mesa no ambiente externo.

  • Na falta de qualquer espaço na sua própria casa, procure espaços de coworking ou cafeterias com ambientes agradáveis que ofereçam conexão de internet, caso seja necessário para desenvolver o seu trabalho.

2. Conversa de Alinhamento

Se você mora com sua família ou outras pessoas, é muito importante realizar uma conversa com para alinhar esse modelo de trabalho, explicando como ele funciona e a necessidade de colaboração de todos.


Deixe claro que você está trabalhando e não pode ficar à disposição e como qualquer outro profissional, precisa de um espaço dedicado à sua profissão.


É bastante provável que as outras pessoas queiram assistir televisão, ouvir música e cozinhar enquanto você trabalha, por isso os barulhos devem ser amenizados.

3. Foco e concentração

Criar esse ambiente sem distrações ajuda a focar nas suas tarefas sem ser interrompido nos momentos de total concentração como: estudos, reuniões online, aulas e etc.

  • Redes sociais: Desative todas as notificações no computador e no celular.

  • Crianças: Além da conversa sobre essa nova rotina, você pode combinar os horários de diversão e descontração. Se houver possibilidade, contrate alguém para ajudar com as crianças ou delegue essa responsabilidade para outra pessoa da casa. Caso não tenha apoio, organize tudo que necessita para atender a criança com antecedência e deixe tudo por perto para agilizar nos atendimentos. Preparar tudo antes de começar o trabalho é o ideal, e durante as pausas de descanso dar aquela conferida para checar se está tudo bem ou se algo precisa ser feito como: trocar fraldas, amamentar, dar banho e etc. Dá um pouco mais de trabalho, mas é possível realizar!

  • Animais de estimação: Deixe os momentos de interação para os seus intervalos. Separe alimento e água para o animal antes de começar a trabalhar.

4. Equipamentos e materiais

Para realizar esse modelo de trabalho, você vai precisar de:

  • Um notebook ou computador de mesa;

  • Ótima conexão com a internet (a partir de 10MB é o ideal);

  • Escrivaninha ou mesa de escritório (caso tenha espaço);

  • Cadeira confortável;

  • Materiais de apoio para ajudar na organização: Cadernos de anotação, agenda, canetas, post its, mural para organização de compromissos e ideias.

5. Planejando as tarefas

Trabalhar em casa pode ser muito produtivo se você fizer um planejamento cuidadoso de suas tarefas de trabalho. Pra isso faça o planejamento seguindo a ordem:

  1. Agenda Mensal

  2. Agenda semanal

  3. Agenda diária

Dessa forma você consegue ir preenchendo todo o mês e é possível ver de uma foma mais ampla os dias mais folgados e os mais intensos.


Comece fazendo uma relação de tarefas das mais importantes para as menos importantes.


Faça uma listagem com os compromissos obrigatórios, que precisam ser cumpridos e inclua espaços para coisas secundárias.


Ferramentas: Agenda de papel, caderno, quadro de tarefas, Google Agenda, Trello,


Para notas use post its no seu mural e no modelo digital o Google Keep é uma boa solução.

6. Rotinas e organização

  • Estabeleça uma carga horária de trabalho diário;

  • Mapeie seus horários mais produtivos, onde você tem maior concentração, e distribua as tarefas ao longo do dia conforme for melhor para você (manhã, tarde e noite), assim o trabalho rende muito mais;

  • Nos intervalos realize tarefas que descansem a mente totalmente, tirando o foco do trabalho;

  • Se arrume de forma confortável mas adequada para se conectar ao trabalho entrando num clima mais profissional;

  • Mantenha os papéis, documentos e agendas em ordem.

  • Mantenha uma garrafa com água sempre por perto e se hidrate durante todo o dia;

  • Durante atividades que não exigem total concentração (de criatividade) ouça músicas agradáveis ou ouça podcasts e palestras; é uma oportunidade de aprender.

7. Realize intervalos

Manter a disposição e a produtividade por uma longo período é algo muito difícil de ser feito, por isso é preciso fazer intervalos regulares.


O ideal é que, a cada 1 ou 2 horas de dedicação, uma pausa de 5 a 15 minutos seja feita.


O que fazer nos intervalos?

  • Algum tipo de alongamento;

  • Esticar as pernas até a cozinha para pegar um chá, café ou um lanche leve;

  • Checar as últimas mensagens do celular;

  • Ter um momento com os filhos ou com os pets;

  • pegar um ar ou um banho de sol é revigorante!

  • Fuja das Redes sociais, os seriados de TV, jogos de videogames, o WhatsApp e outras distrações que podem tomar mais tempo do que o planejado.

Trabalhar home office é uma modalidade que está crescendo devido as facilidades proporcionadas pelas ferramentas web e que permite maior liberdade e ainda o aumento na produtividade.


Qualquer lugar devidamente organizado pode se tornar um escritório e um ambiente de negócios.


E aí, o que está esperando pra começar a trabalhar Home Office e ser altamente produtivo?


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